Docência

/Docência
Docência2017-07-25T19:06:56+00:00

Disciplina de Liderança e Ética EmpresarialDisciplina de Liderança e Ética Empresarial

Professor Paulo Goelzer

A disciplina de Liderança e Ética Empresarial está ancorada numa experiência empresarial prática internacional de mais de 25 anos e numa abordagem teórica contemporânea. O objetivo é proporcionar uma prática transformativa e a oportunidade crescimento via elementos experimentais e cognitivos. O gestor contemporâneo tem enormes desafios para engajar pessoas, alinhar recursos e manter a relevância (competitividade) da sua organização. Neste quadro, a liderança é vital. Entretanto, devido à complexidade e alta popularidade do tema, há um excesso de abordagens, opiniões e folclore sendo comercializados e promovidos como soluções sensacionalistas. Neste sentido, a disciplina Liderança e ética se diferencia devido a quatro características:

 

  • Experiência profissional do professor: Trabalhando na Aliança Internacional de Varejos – IGA desde 1994, o professor ocupou cargo executivo na cadeia virtual de mais de 4,000 empresas de varejo e distribuição em 35 países, com responsabilidade em áreas de estratégia, marketing, operações de licenciamento e desenvolvimento. Atualmente, é o presidente do Instituto IGA Coca-Cola, uma universidade corporativa que oferece programas de aprendizado, educação a distância, um centro de excelência, coaching e desenvolvimento de liderança. Atua como docente em programas de desenvolvimento de executivos, coaching executivo e administra a produção e currículo estratégico de cursos, determinando o orçamento, seleção de fornecedores e a participação de experts no conteúdo programático. No primeiro trimestre de 2014, os cursos on-line do Instituto alcançaram um recorde de 1 milhão de matrículas, servindo a mais de 7 mil empresas. O docente iniciou sua carreira no setor alimentício, foi consultor sênior de estratégia organizacional para indústria de bens de consumo básico, gerente de marketing para empresa de bens de consumo durável e atacadista-distribuidor. Foi pesquisador e consultor internacional para a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores.
  • Ferramentas utilizadas: A necessidade de autoconhecimento é fundamental nos processos de desenvolvimento de liderança. O professor pretende explorar o autoconhecimento através da aplicação do instrumento MBTI, pois possui qualificação em MBTI, Hogan, Denison Culture e Inventário de Inteligência Emocional e Social. Além dos instrumentos de avaliação, Learning Management System (LMS) será aplicada na administração de material. Os alunos também terão a oportunidade de utilizar uma ferramenta de colaboração virtual, para desenvolver habilidade de gerenciamento de equipes virtuais, parte da qualquer empresa moderna.
  • Abordagem transformacional e curadoria: Este objetivo será atingido como consequência da utilização de uma ferramenta de autoconhecimento individual e pela experiência do professor em coaching A disciplina enfatiza o aspecto reflexivo, buscando explorar o potencial, a competência emocional e a identidade de cada aluno, norteando e facilitando seu caminho para criar possibilidades de crescimento. O caráter de curadoria da disciplina reforça a prática transformacional, trazendo a perspectiva de textos modernos e práticas de exemplares de liderança, bem como discutindo os conceitos fundamentais das diferentes abordagens, para correlacionar ética e liderança.
  • Formação acadêmica do professor:
    • Pós-Doutorado – Visiting Scholar – University of Wisconsin-Milwaukee, USA
    • D. em Desenvolvimento Organizacional -Benedictine University, USA
    • Mestre em Administração – UFRGS
    • Pós-Graduação em Marketing – PUCRS
    • Pós-Graduação Economia Gaúcha – UNISINOS
    • Bacharel em Administração – UNISINOS